domingo, 17 de agosto de 2014

Homenagem a José Soares

Confira mensagem publicada no Facebook por Carlos Oliveira Henrique, em homenagem a José Soares da Costa, fundador da Sociedade Espírita Caminho do Bem, em Santa Rita, que desencarnou na última quinta-feira (14), em Recife, onde estava hospitalizado:


Foi em meados da década de 90 que na União Espírita Deus, Amor e Caridade (Casa da Vovozinha), assistindo uma reunião pública, dando prosseguimento em meu tratamento espiritual , fui apresentado por um dos amigos que me acompanhava , meu querido amigo Israel, que conheci José Soares da Costa. Carismático, sorridente, cumprimentando a todos com seu caloroso aperto de mãos.

Fiquei extremamente feliz por saber que nosso irmão era na época presidente de um Centro Espírita na minha querida Santa Rita-PB, que até então eu não sabia que existia.Daí por diante eu fazia questão de marcar presença nas reuniões das Quartas e Domingos, ouvindo,aprendendo as lições da codificação e, claro, as canções e hinos que nosso irmão cantava em um volume que muitas vezes pedia até desculpas, mas que tocava em minha alma e enchia meu coração de mais vontade em aprender sobre o Espiritismo, conhecendo Jesus de uma forma tão clara e simples.

Certo dia, já as 18:00 h, na capital João Pessoa-PB onde eu trabalhava, dirigia-me até o ponto de ônibus para voltar para casa e me deparei com um sistema de som, caixinhas acústicas instaladas nos postes próximos a Rua B.Rohan, a ouvir aquela voz que de pronto reconheci,era Seu Soares e eu não perdi tempo e fui logo procurando saber aonde era o estúdio daquela rádio alternativa,era o Sistema FC de Comunicações do meu querido amigo Fernando Pessoa.Subi bem rápido a escadaria do edifício Rufino,por trás da antiga LOBRAS ou 4400.Ao entrar no estúdio estava Soares lendo ao microfone uma mensagem do livro Pão Nosso.

A partir daí comecei também a colaborar na divulgação dos ensinos do Mestre Jesus na rádio e que hoje ainda é transmitido em Santa Rita o Programa Espírita Caminho do Bem nas manhãs de Sábado.Queria eu poder estar num futuro onde a tecnologia pudesse captar em imagens as lembranças e muitas estórias vividas com esse caro amigo,pai,irmão e professor.Quantas e quantas vezes íamos de Santa Rita à João Pessoa para as reuniões na Federação com sua sede ainda no parque Solon de Lucena; No Centro Espírita Maria Madalena no bairro do Roger;No Centro Espírita Leopoldo Cirne.

Quantos confrades conheci através do seu Soares, muitos e muitos que tenho carinho e apreço por todos.Quantas conversas edificantes juntos com Fernando Pessoa, seu Domingos,Valdomiro, Judite, Sr.Geraldo,Tranquilino,Major Messias,Laurindo.Não posso jamais esquecer as Campanhas Fraternas de todos os domingos nas ruas de Santa Rita e da visita no período de Natal na Colônia de Hansenianos Getúlio Vargas em Bayeux.Quase todas as tardes o encontrava no quiosque da Federação Espírita instalado lá no Ponto de Cem Réis sempre sorridente atendendo a todos que iam comprar livros ou tinham dúvidas sobre a Doutrina.

Ouvia atentamente em sua residência sobre as viagens que fazia pelo Brasil,vendendo exemplares da codificação no avião ou nos ônibus interestaduais.E por falar em ônibus, não esqueço também de encontrá-lo distribuindo as mensagens consoladoras durante o trajeto da Capital à Santa Rita ou vice-versa,como também nos coletivos da Capital.Muito bem humorado,também gostava de contar “causos” engraçados sem vulgaridade.

E a Evangelização das crianças aos Domingos à tarde na Sociedade Espírita Caminho do Bem?Ahhhh!!!!Eita seu Soares, o senhor que de forma engraçada falava nas reuniões que só queria retornar à Pátria Espiritual quando completasse 220 anos de existência terrena.Obrigado meu amigo pelas lições, até mesmo aquelas em que,por falta de maturidade minha,me aborreci, mas depois verifiquei que o errado fui eu e Graças a Deus pudemos sorrir novamente.

Não estou triste, estou com saudades, mas peço que assim que puder,venha aplicar um passe em mim ou cantar Quanta Luz quando eu me sentir triste ou me inspirar quando estiver em uma palestra aqui no Centro Espírita Amor e Caridade em Itapecurú Mirim-MA.Mais uma vez obrigado por tudo e pelo pouco que sei do Espiritismo.Que Deus, Jesus e toda equipe de bondosos irmãos espirituais o abençoe e até um dia meu amigo.

Outros depoimentos

"Na maioria da vezes precisamos da Estrada de Damasco!

Na sexta-feira, 15 de agosto, Eu, Josafá, Raimundo, Neto e sua esposa Gisélia, tivemos o privilégio de participar da solenidade do funeral de José Soares, criatura que acompanhei seus primeiros passos, em 1979, na Doutrina, em reuniões Espíritas, na Federação,quando funcionava na Lagoa, fazendo Campanha Fraterna "Auta de Souza".

E para consolidar ainda mais a sua fé, convidei-o para participar de nossas reuniões mediúnicas, no Grupo em que participava, no Costa e Silva, depois inauguramos o Centro Espírita "Diogo de Vasconcelos", lá Soares ficou deslumbrado com a presença de sua mãe, que já se encontrava no Plano Espiritual, daí pra frente se dedicou de corpo e alma a Jesus, como o Apóstolo Paulo, na divulgação da Boa Nova.

Há tempo para tudo Tempo para nascer, crescer e depois retornar a vida real. Que Jesus através de seus assessores a colham como merece. Estaremos ligados, meu caro irmão, pelos laços espirtuais". (Windson Carvalho de Melo)


"Um ser de luz que tive o privilégio de conhecer e conviver. Obrigada pelos ensinamentos, pelos bons momentos fazendo campanha fraterna, por tudo. A saudade é grande mais a sua missão agora é nos auxiliar daí. Pra sempre no meu José Soares cumpre a sua missão na terra. Após anos de dedicação a causa de Jesus, José Soares deixa o orbe terrestre para militar em planos mais altos. Quem não conhece aquele cidadão que andava nos ônibus entregando mensagens, que visitava os lares santarritenses em busca de ajuda fraterna para os pobres, que visitava os hospitais para levar uma palavra de conforto aos enfermos, que ia aos presídios pregar o amor aos presos. Quem não conhece Soares, no movimento espírita paraibano?" (Alexandre Nunes - Presidente da Sociedade Espírita Caminho do Bem)



"Um querido Obreiro do Senhor que retorna a Pátria espiritual. José Soares da Costa ou simplesmente Seu Soares, desencarnou. Ao nosso Cantor nossos votos de paz e um abençoado retorno ao Lar. Que Deus o Abençoe e Ilumine". (Marco Lima - Presidente da Federação Espírita Paraibana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário