terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O maior sermão do mundo


(Carlos Romero)
Sem dúvida, o leitor já sabe qual é. Referimo-nos ao primeiro sermão saído dos lábios de Jesus. Se me perguntassem, qual o fato histórico a que gostaria de assistir, eu diria, sem pestanejar: o Sermão da Montanha.
E os buscadores de miudezas dizem que o certo é “Sermão do Monte” em vez de “Sermão da Montanha”, esquecidos de que Jesus foi a grande montanha. E pouco importa se foi num monte ou numa montanha. O importante foi a sua mensagem.
Sem sombra de dúvida, foi um grande acontecimento, O sermão resume toda a Doutrina de Jesus. Lembremos que o venerável Gandhi chegou a dizer: “Se toda a literatura do mundo fosse destruída e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada se teria perdido”.
Imagino Jesus subindo o monte, ou a montanha, para pronunciar o seu discurso. Decerto, o clima estava ameno, o céu muito azul, a brisa beijando a face das pessoas, e Jesus falando. Uma voz suave, uma voz de quem falava com autoridade.
Ele começa se dirigindo aos bem-aventurados, isto é, aos humildes, aos que choram, aos mansos, aos que têm fome e sede de Justiça, aos puros de coração, aos que sofrem perseguição, discriminação. O silêncio deveria ser profundo.
O povo não estava acreditando no que via e ouvia. A voz do Mestre era suave, o seu rosto banhado de sol, os longos cabelos emoldurando o semblante lindo. O olhar profundo.
Todo o seu sermão era de otimismo, de esperança, de alegria. Exaltou o humilde, os que choram, porque serão consolados, os pacificadores. E fez um alerta aos maus ricos, aos saciados.
O povo estava sem acreditar. Nunca ninguém lhes falara assim. E Ele falava com autoridade.
O Sermão da Montanha ainda é desconhecido de muita gente. E você, já o ouviu ou leu? Pela cara, estou vendo que não. Este magnífico Sermão foi, sobretudo, uma mensagem de otimismo, de fé, de esperança e de alegria.
Para concluir, que tal transcrever este tópico: “Pedi, e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á, porque aquele que pede, recebe, o que busca, encontra, e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Haverá maior mensagem de otimismo do que esta? Ora, se você nunca leu o Sermão da Montanha, aproveite para conhecê-lo enquanto está vivo.
Eu imagino o estado de espírito daqueles que ouviram o Sermão, ao vivo. O sermão onde está toda a Doutrina de Jesus.
E você dizendo que nunca o leu?... Tenha paciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário