A história que foi vivida por Jesus e seus discípulos no século I, mas de forma reavaliada e acrescida de novos conceitos evangélicos, está distribuída no livro "O Evangelho e o Cristianismo Primitivo". De autoria do teólogo e escritor Severino Celestino da Silva, prefaciada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, a obra será lançada nesta quinta-feira (9/12), às 19h30, no auditório do Conselho Regional de Odontologia (Av. João Machado, 894 – Centro, JP). A apresentação será realizada pelo cronista Carlos Romero.
Neste quarto livro, Celestino inicia com o tema “ressurreição e reencarnação: as consoladoras revelações de Jesus”. A seguir analisa outros assuntos, esclarecendo polêmicas, como: “Jesus é Deus?”; “o nascimento de Jesus e a virgindade de Maria”; a questão do “dízimo”; “o papel da mulher na Bíblia”; “a samaritana”, “a mulher adúltera”; “a festa de Natal”, “a família de Jesus”, dentre outros temas.
Pesquisador irrequieto, Celestino encontrou disparidades de conteúdo bíblico e descobriu que as traduções apresentam conceitos políticos e pessoais dos seus tradutores, que comprometeram sua autenticidade. Decidiu mergulhar na fonte hebraica da Bíblia e vem escrevendo obras buscando restaurar as distorções ali existentes.
Sobre o autor e a obra, Dom Aldo Pagotto escreveu: “Severino Celestino, exímio estudioso da expressiva linguagem aramaica, antecessora do hebraico, acresce seus conhecimentos sobre o grego bíblico. Deus o dotou de uma sensibilidade particular captando a quitessência da linguagem e expressão bíblica. O autor consegue nos levar a buscar o significado dos fatos. Seus comentários nos ajudam ao tempo em que nos inquietam. Para além dos limites de uma tradução, os escritos nos levam a buscar a santa vontade de Deus”.
Especialista nas línguas aramaico e hebraico, Severino Celestino é professor da Universidade Federal da Paraíba, nos cursos de Odontologia e de pós-graduação em Ciências das Religiões, onde leciona a disciplina “Análise e interpretação de textos sagrados”. Celestino é ex-seminarista, pesquisador e estudioso do hebraico e das religiões, principalmente do Judaísmo, base de todas as religiões cristãs. É tradutor da Bíblia, buscando sempre sua essência na língua original: o hebraico.
Celestino ingressou na literatura com o livro “Analisando as traduções bíblicas: refletindo a essência da mensagem bíblica”, um best-seller já em sexta edição, com 30 mil exemplares vendidos. Na sequência: “O sermão do monte: a sublime e consoladora mensagem de Jesus” e “Bereshit (O Gênesis): Deus e a criação ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário